Gabinete do

Vice-Governador

Início do conteúdo

Com recursos do Avançar, Hospital Bruno Born, em Lajeado, inicia obras de UTI pediátrica

Publicação:

Obra contará com recursos do programa Avançar na Saúde do governo do Estado
Obra contará com recursos do programa Avançar na Saúde do governo do Estado - Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite participou, nesta sexta-feira (3/12), do lançamento das obras para construção da UTI pediátrica do Hospital Bruno Born (HBB), em Lajeado. A unidade é uma das beneficiadas pelo programa Avançar na Saúde, do governo do Estado, recebendo R$ 3,3 milhões para obras e compra de equipamentos. O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior e a secretária adjunta da Saúde, Ana Costa, também participaram.

“Entramos no governo com dificuldades financeiras, em especial no pagamento aos hospitais. Havia três meses de atraso nos quais o Estado não havia repassado os recursos que complementam o repasse do teto MAC (média e alta complexidade). Não deixamos mais isso acontecer, e quitamos as dívidas com hospitais já no primeiro ano de gestão. Com os municípios, quitamos os valores empenhados no ano passado, e agora, em dezembro, estamos pagando o que sequer foi empenhado entre 2014 e 2018, um total de R$ 432 milhões. Quitamos mais de R$ 1,125 bilhão em passivo. O Estado já não deve mais nada, além de garantir pagamentos regulares em dia”, lembrou Leite.

A UTI pediátrica terá 10 leitos, todos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), para atendimento dos casos graves de crianças que necessitem de cuidados intensivos e deverá entrar em funcionamento entre seis e oito meses, de acordo com a direção do hospital. Para fazer valer o início das obras, foram assinados dois convênios administrativos com objetivos de viabilizar a compra de equipamentos e a reforma do espaço.

O início das obras encerra com final feliz uma discussão de mais de uma década sobre o destino da UTI pediátrica no hospital. Por 30 anos, a unidade foi mista, atendendo pacientes pediátricos e de neonatal. Como o formato não é mais permitido pela legislação, o atendimento pediátrico acabou encerrado no final de junho, sendo mantida apenas a UTI neonatal.

Com os recursos do Avançar, no entanto, será reformado outro espaço, garantindo o atendimento a pacientes infantis do Vale do Taquari. Dos valores transferidos, R$ 1.743.566 serão usados na obra e R$ 1.556.434 na compra de equipamentos. Será a única UTI pediátrica no Vale do Taquari.

“É muito importante para o Vale do Taquari, e para o Rio Grande do Sul, que o HBB conte com uma UTI pediátrica”, disse o diretor-executivo do hospital, Cristiano Dickel. “A disponibilização de leitos irá contribuir para Lajeado, para o Vale e para quem mais precisar de tratamento adequado. Estamos extremamente agradecidos pelo acolhimento que tivemos no governo do Estado”, afirmou Dickel também destacou que Leite foi o primeiro governador do Estado a visitar o hospital.

Em agosto, o repasse ao HBB foi uma das ações destacadas no lançamento do programa Avançar. Camila Letícia Dresch, mãe do menino Lázaro, que dependia dos aparelhos do hospital para viver e foi símbolo da campanha, liderada por seus pais, para que a UTI pediátrica local não fosse fechada, esteve presente à cerimônia do Avançar no Palácio Piratini. De acordo com Dickel, quando for inaugurada, a UTI será batizada com o nome de Lázaro Dresch.

Além do Avançar, o Hospital Bruno Born também foi contemplado com recursos do Programa Assistir, que redistribui com mais justiça e transparência incentivos aos hospitais que prestam serviços pelo SUS. Serão R$ 5.593.960 transferidos, aumento de 85% em relação ao valor anterior.

Além do início das obras, foi inaugurada nesta sexta (3/12) a ampliação da emergência do hospital, com 26 novos leitos, sala de gesso e dois consultórios. Oito dos leitos contarão com respiradores repassados pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, para o combate à Covid-19 e que agora terão outro uso, ajudando a salvar vidas.

A cerimônia também contou com a presença do deputado federal Giovani Cherini, dos secretários Luiz Carlos Busato (Desenvolvimento Urbano e Metropolitano) e Luiz Henrique Viana (Meio Ambiente e Infraestrutura), do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, do deputado Mateus Wesp, e do prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo entre outras autoridades.

Reunião-almoço da Acil

Antes de visitar o hospital, o governador foi o convidado da reunião-almoço da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). A entidade completou 100 anos em outubro. Leite fez uma palestra intitulada “Avançar para o crescimento: desafios e oportunidades para qualificar a infraestrutura no RS.”

A apresentação focou a trajetória da gestão – de um Estado que não conseguia cumprir seus vencimentos a um RS que planeja investimentos, na ordem de R$ 4 bilhões, até 2022, em todas as áreas estratégicas, como infraestrutura, educação, saúde, inovação, esporte, agropecuária, inovação e cultura.

Também estiveram presentes o presidente da Acil, Cristian Rota Bergesch,os secretários Edson Brum (Desenvolvimento Econômico) e Luiz Henrique Viana (Meio Ambiente e Infraestrutura), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, o deputado Mateus Wesp, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, e o presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, Fornari Neto, além de prefeitos e representantes da sociedade.

Depois da palestra, o governador participou de uma reunião com a diretoria da Acil.

Texto: Suzy Scarton e Alexandre Rodrigues/Ascom SES
Edição: Marcelo Flach/Secom