Governador e vice visitam obras dos centros da Juventude e de Atendimento Socioeducativo em Viamão

Investimentos são viabilizados por meio de parceria entre o governo do Estado e o BID

Nova unidade atenderá até 90 adolescentes oriundos da Região Metropolitana
Nova unidade atenderá até 90 adolescentes oriundos da Região Metropolitana - Foto: Rodrigo Ziebell Ascom/GVG

A primeira parada de uma série de compromissos do governador Eduardo Leite nesta segunda-feira (30/8), em Viamão, foi uma visita ao canteiro de obras do futuro Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) da cidade. A nova unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (Fase), vinculada à Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, atenderá até 90 adolescentes oriundos da Região Metropolitana.

“É um espaço para cumprimento das medidas socioeducativas por jovens que tenham cometido alguma infração, mas mais do que punição, o que buscamos é dar oportunidade, mostrar que outros caminhos são possíveis e educar para o futuro que eles têm pela frente. É o poder público junto à comunidade, presente e atuante”, destacou o governador.

Com investimento de R$ 21 milhões, a unidade terá 4.810,52 metros quadrados de área construída, com espaço para escola, oficinas, quadra de esportes, palco multiuso, salas para atendimentos de saúde e prédio administrativo.

A obra está com 60% do projeto executado e tem previsão de entrega para março de 2022. Os recursos são frutos de uma parceria entre o governo gaúcho e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Em seguida, Leite visitou o Centro da Juventude (CJ), onde ocorre a reforma do Instituto Ana Jobim. O local abrigará cursos, oficinas e aulas oferecidas pelo Programa de Oportunidades e Direitos (POD).  A reforma já está 90% concluída e receberá, ao todo, um investimento de R$ R$ 3,5 milhões, também incluído na parceria com o BID.

O governo está construindo outros cinco CJs – quatro em Porto Alegre, nos bairros Cruzeiro, Rubem Berta, Lomba do Pinheiro e Restinga, e um no município de Alvorada.

Também participaram das visitas o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, o secretário-adjunto de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Egon Kvietinski, a presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), Sônia D’Avila, e o prefeito de Viamão, Valdir Bonatto.

Programa de Oportunidades e Direitos

O Programa de Oportunidades e Direitos (POD) é uma parceria do governo do Estado com o BID. Tem como foco a prevenção ao atender jovens de 15 a 24 anos que vivem em áreas de grande vulnerabilidade e altos índices de criminalidade. Além disso, estimula a qualificação de uma polícia comunitária e cidadã e atua junto à socioeducação, com apoio aos jovens que cumprem medida socioeducativa.

Iniciado no final de 2014, a sua execução se dá a partir de quatro eixos: prevenção, segurança cidadã e efetividade policial, qualificação do sistema socioeducativo e fortalecimento institucional.

Texto: Jéssica Britto/Ascom Fase
Edição: Secom