Gabriel Souza apresenta Dashboard da Primeira Infância no Gramado Summit

Governador em exercício detalhou ferramenta de monitoramento de indicadores da faixa etária

Homem apresenta dados sobre demografia do Rio Grande do Sul fazendo relação com a primeira infância do estado. Ele é branco, com cabelo e barba escuros, veste camisa branca e casaco azul. Segura um microfone enquanto detalha dados apresentados em tela ao fundo.
Gabriel lembrou que é na primeira infância que o aprendizado de habilidades ocorre com maior velocidade - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG
Por Juliane Soska/Ascom GVG

O governador em exercício, Gabriel Souza, participou de um painel realizado na tarde desta sexta-feira (12/4), no último dia do Gramado Summit, para apresentar o Dashboard da Primeira Infância. O evento em Gramado tem correalização do governo estadual.

No encontro, o governador em exercício detalhou a ferramenta on-line que monitora indicadores da primeira infância – fase que contempla da gestação aos seis anos de idade – nos 497 municípios gaúchos. Os dados ajudarão a subsidiar os gestores municipais e o próprio Estado na elaboração de políticas públicas para a faixa etária.

“Não podemos errar com a primeira infância. Investir nas crianças é investir no futuro do Rio Grande do Sul. E isso tem tudo a ver com o Gramado Summit, que busca soluções e ideias inovadoras para problemas comuns”, ressaltou.

Desenvolvida no âmbito do Comitê Intersetorial pela Primeira Infância (Ceipi) – que é coordenado pelo Gabinete do Vice-Governador, por meio do Gabinete de Projetos Especiais (GPE) – o Dashboard foi entregue no ano passado. A ferramenta reúne indicadores que contemplam as cinco dimensões do cuidado integral da primeira infância, de acordo com a abordagem Nurturing Care (“cuidado integral”) do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef): saúde, nutrição, cuidados responsivos, segurança e proteção e aprendizado.

Gabriel destacou que é na primeira infância que o aprendizado de habilidades e o desenvolvimento de aptidões e competências ocorre com maior velocidade e facilidade. Por isso, apontou ele, criar condições ideais para o crescimento das crianças é fundamental a fim de garantir mais oportunidades de futuro.

Novo panorama da população

Em sua fala, o governador em exercício abordou a mudança no quadro demográfico do Rio Grande do Sul. Segundo o Censo 2022, o Estado apresentou o maior índice de envelhecimento entre as federações do Brasil, registrando 80,35 idosos para cada 100 jovens.

“Esse cenário desafia nossa gestão a melhorar o desempenho e a performance do Estado por meio do capital humano. Sem dúvida, as pessoas são o maior ativo do Rio Grande do Sul e, por isso, temos iniciativas para garantir mais oportunidades de qualificação”, explicou.

No Gramado Summit, Gabriel ainda visitou estandes e conferiu diversos projetos de inovação.