Bem-estar dos animais
Iniciativas que visam a proteção dos animais domésticos são fundamentais em uma sociedade ética, responsável e sustentável. Tendo isso em vista, a causa animal passou a integrar o Gabinete de Projetos Especiais (GPE) do Gabinete do Vice-Governador (GVG) no dia 27 de fevereiro de 2024, por meio do Decreto nº 57.483.
O principal objetivo é coordenar as ações pelo bem-estar dos animais domésticos e implantar uma política estadual de assistência aos animais domésticos em parceria com os municípios e os órgãos federais.
Fundo Estadual de Bem-Estar de Animais Domésticos
O objetivo é facilitar o repasse de recursos a municípios e entidades de proteção animal para investimento em castrações, abrigos, acolhimento de animais, capacitação de profissionais, convênios com clínicas e hospitais veterinários, entre outras ações voltadas à saúde e proteção de animais domésticos.
Além de cães e gatos, o fundo abrange também os equinos, muitas vezes usados para levar carroças em áreas urbanas. A medida prevê ainda a criação de um Conselho Gestor com a participação da sociedade civil, a fim de ampliar a transparência, o controle social e a legitimidade da política pública.
O projeto de lei para a criação do fundo está em tramitação na Assembleia Legislativa e, quando aprovado, o Rio Grande do Sul será o primeiro estado a brasileiro a ter um fundo exclusivo para atender os animais domésticos. Atualmente existem fundos estaduais de meio ambiente, cujos recursos podem ser destinados a políticas de bem-estar animal, mas concorrem com outras pautas ambientais.
A proposta dá continuidade ao trabalho que o governo do Estado vem desenvolvendo nos últimos anos em prol do bem-estar animal e contemplou demandas de entidades, organizações e protetores independentes que foram ouvidas pelo Grupo de Trabalho da Causa Animal, vinculado ao Conselho do Plano Rio Grande.
Plano Estadual de Resposta à Fauna
Programa Emergencial de Manejo da População de Cães e Gatos em Abrigos
O investimento total do programa emergencial nos abrigos superou R$ 7,7 milhões, viabilizando ações como castração, microchipagem, alimentação, assistência veterinária e estímulo à adoção responsável, por meio da plataforma digital SisPetRS.
Campanha Adote Um Bichinho
Ainda para lidar com o cenário provocado pelas enchentes, o governo do Estado lançou, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), a campanha Adote Um Bichinho, para incentivar a adoção responsável dos cães e gatos resgatados. Com a chamada “Seja você também um herói”, a campanha circulou entre 26 de agosto a 27 de setembro de 2024, para sensibilizar as pessoas a adotarem um bichinho que sobreviveu à tragédia.
Além disso, o governo do Estado firmou um convênio com o Instituto Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC), que viabilizou R$ 540 mil para diagnóstico situacional pós-desastre e elaboração das políticas de bem-estar animal.